Restauro artístico: homenagem ao professor Domingo Tellechea em comemoração de seu 84º aniversário
| Cinthia Mayumi Aizawa |
No dia 7 de junho de 2018, no auditório da Pinacoteca do Estado de São Paulo, ocorreu uma bela homenagem a Domingo Isaac Tellechea, importante professor, pesquisador, conservador, restaurador, escultor e taxidermista, nascido em Buenos Aires, Argentina, cuja contribuição científica nos estudos da conservação e restauração em diversos países é notável. Em seu vasto currículo, podemos destacar o restauro da obra “Retrato de Theo”, de Van Gogh; as cinco marouflage, no Palácio Pereda, atualmente sede da Embaixada do Brasil na Argentina, do artista catalão Sert i Badia; sem contar a excêntrica intervenção no corpo embalsamado de Evita Perón. No Brasil, além de diversas intervenções em bens culturais relevantes, como os restauros das obras abrigadas no Palácio da Alvorada, em Brasília, foi responsável pela criação do Instituto Paulista de Restauro. É digno de nota que grande parte dos profissionais ligados à área de conservação e restauração que atuam até hoje em instituições referenciais no país se formaram pelo instituto fundado por Tellechea.
O evento foi organizado por Ricardo Samelli, ex-aluno de Tellechea, que atuou na Pinacoteca como Conservador-Restaurador. Samelli presidiu a mesa diretora que contou com autoridades como: o Cônsul Geral Adjunto da Argentina em São Paulo, Marcos Bednarski; o Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura da cidade de São Paulo, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes; o Diretor do Departamento Técnico do Sistema Estadual de Museus e da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Davidson Panis Kaseker; o Arquiteto do Instituto Butantan, Tadeu Foa; além da Coordenadora do Núcleo de Conservação e Restauro da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Teodora Camargo Carneiro; da Museóloga e Representante dos Professores do Instituto Paulista de Restauro, Marilúcia Botallo; e da Conservadora Restauradora e Representante dos Alunos do Instituto Paulista de Restauro, Florence White De Vera.
Florence lembrou tanto da rigidez como da generosidade do “Professor” – como é chamado até hoje pelos seus ex-alunos –, ao passar seu conhecimento nas aulas. Para encerrar a mesa, houve a entrega pelas mãos de Ana Lucia Nakandakare, Conservadora Restauradora da Pinacoteca do Estado de São Paulo, da Menção Honrosa ao Professor Tellechea.
Ao final do evento, durante o coquetel servido no pátio em frente ao auditório, os ouvintes cantaram parabéns em comemoração aos 84 anos que o Professor acabara de fazer no último dia 04, e também puderam adquirir obras de impressões em tela, feitas pelo artista plástico Paulo Ferrari, cujas vendas seriam revertidas para fomentar futuros projetos do Professor.
A homenagem foi, sem dúvida, um pequeno gesto de reconhecimento a esse grande ator no cenário da área de conservação e restauração no Brasil. Seus ensinamentos são repassados até hoje e sua contribuição foi decisiva para os desdobramentos que a profissão do conservador restaurador seguiu e ainda segue em nosso país.
¡Muchas gracias Profesor!
Referências Bibliográficas
TELLECHEA, Domingo Isaac. Pintura em restauro. Tomo I, II, III. São Paulo: Instituto Domingo Tellechea de Conservação e Restauro, 1998.
TELLECHEA, Domingo Isaac. Enciclopedia de la conservacion y restauracion. [S.l.]: Editorial Techotransfer S. R. L., c.1981.
GARDINETTI, Marcelo. Domingo Tellechea, personalidad destacada de la cultura. Artigo para a Revista Tecnne, 2012. Disponível em: http://tecnne.com/biblioteca/resenas/domingo-tellechea-personalidad-destacada-de-la-cultura/ Acesso em: 10 de junho de 2019.
Cinthia Mayumi Aizawa
Historiadora da Arte formada pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo EFLCH-UNIFESP.
v.3, n.5 (2019)
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional